Publicado em 19 de maio de 2017.

Servidores Públicos de Três Passos participam de curso sobre o Marco Regulatório do Terceiro Setor

- Lei 13.019/2014 trata dos novos procedimentos para a celebração de parcerias com organizações da sociedade civil

A entrada em vigor da Lei nº 13.019/2014 (alterada pela Lei nº 13.204/2015) para os Municípios, em 1º de janeiro de 2017, exige das Administrações Públicas municipais a adoção de novos procedimentos para a celebração de parcerias com organizações da sociedade civil.

Tais parcerias, que anteriormente eram formalizadas por convênios administrativos, tinham uma sistemática bastante simplificada. Hoje, com a entrada da lei em vigor, esta realidade mudou. A celebração de convênios que, em alguns casos, é histórica e tradicional na história local das comunidades, serão diretamente influenciados pelas mudanças trazidas pela nova Lei, também conhecida como o Marco Regulatório do Terceiro Setor.

Nesse sentido, a Associação dos Municípios da Região Celeiro (AMUCELEIRO) ofereceu aos municípios o curso Regime Jurídico das Parcerias da Administração Pública, Lei nº 13019/2014.

O curso ministrado pela advogada e coordenadora da Área de Direitos Coletivos e Sociais da Delegações de Prefeituras Municipais (DPM), Ana Maria Janovik, aconteceu nos dias 18 e 19 de maio, no Auditório da Amuceleiro.

A Prefeitura de Três Passos participou do curso com um funcionário de cada Secretaria, por entender que é preciso não só compreender os novos procedimentos, como também pensar na forma com que serão estruturadas as rotinas de trabalho para a aplicação eficaz das novas normas jurídicas.

O prefeito Zé Carlos Amaral, que também participou da capacitação, diz ser essencial a capacitação neste momento de transição de regimes jurídicos, que coincide com os novos mandatos administrativos.

“O entendimento à lei deve ser bem claro, por isso minha preocupação, neste sentido, é de que os servidores estejam capacitados e tenham conhecimento do que pode e não pode ser feito”, considera o gestor municipal.      

 O curso, que contou com a participação de outros municípios da Região Celeiro, abordou aspectos legais e práticos para a implementação da Lei pela Administração Pública Municipal, fornecendo, dentre outros modelos, minuta de decreto de regulamentação da lei em âmbito municipal e dos editais de Procedimento de Manifestação de Interesse Social e de Chamamento Público.


nota fiscal gaúcha
saude não tem preço
farmacia popular
servidores1
manual acesso servidores acesso servidores
telefones

acesso informação

ouvidoria

avalia
leis municipais
portal meio ambiente

conselhos municipais

rede proteção contra violência


regulamento natal encanto 2017

concurso mascote

minha imagem
brasão município
Prefeitura Municipal de Três Passos/RS - CNPJ 87.613.188/0001-21
Av. Santos Dumont, 75 - CEP 98600-000 - Telefone:(55)3522-0400
Contato responsável pelo site:
e-mail: planejamento.trespassos@gmail.com | telefone: (55)3522-0400