horário de funcionamento
Publicado em 06 de fevereiro de 2019.

Parklets foram instalados em Três Passos

- Entre os objetivos da iniciativa, está a promoção do convívio social e aproveitamento dos espaços públicos - 

Em mais uma iniciativa da Administração Municipal, inserida no Programa Três Passos de Cara Nova, foram instalados parklets em locais públicos estratégicos da cidade.

A ação vai proporcionar melhor mobilidade, acessibilidade, convivência das pessoas e aproveitamento destes espaços pela população em geral, garantindo um local mais aconchegante, moderno e seguro.

A arquiteta da Prefeitura Municipal, Camila Buchner, responsável pelo projeto, explica que os parklets são uma intervenção urbana que visam humanizar a cidade e incentivar o convívio social. Surgem como forma de extensão do passeio público e podem ser equipados com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda sois, paraciclos, entre outros.

“Esses espaços foram inicialmente criados para serem instalados em vias públicas, ocupando vagas de automóveis. No entanto, a proposta de Três Passos é diferenciada, pois as leis municipais não permitem essa ocupação e aguardamos uma normativa que está em andamento para sua devida utilização”, enfatizou a arquiteta.

Ela explica que as propostas ofertadas pela prefeitura são de estruturas simples, temporárias e foram instaladas sobre passeios e praças públicas podendo ser modificadas ou não. Além disso, reforça ela, “os parklets são uma forma de divulgar a ideia à iniciativa privada, a qual poderá solicitar autorização - após aprovação da normativa - para instalação desses espaços destinados a utilização pública”.

O prefeito Municipal, José Carlos Amaral, reforçou que os parklets são um novo conceito para a cidade, contribuem para interação da comunidade e para o embelezamento dos espaços públicos. “Na reestruturação do Plano Diretor que já está em andamento desde o ano passado, trabalhamos muito um novo conceito de cidade e esta iniciativa da instalação de parklets vem de encontro a esta proposta”, ponderou.

O investimento total nos parklets, colocados na Praça Reneu Geraldino Mertz, na Praça da Bandeira e no Parque do Lago Frei Ivo, foi de R$18 mil, oriundo de dotação orçamentária exclusiva da Secretaria Municipal de Obras e Viação. As flores utilizadas foram produzidas e cultivadas no Viveiro Municipal e o plantio executado pela equipe de paisagismo da prefeitura.

Três Passos inova com a iniciativa, sendo o primeiro município da região a disponibilizar à comunidade parklets. Na capital, Porto Alegre, há muitos instalados, assim como foram implementados em Farroupilha, Pelotas e a cidade mais próxima, Santo Ângelo.


nota fiscal gaúcha
saude não tem preço
farmacia popular
servidores1
manual acesso servidores acesso servidores
telefones

acesso informação

ouvidoria
fiscalizacao

avalia
leis municipais
parcerias voluntrias

oramento impositivo


gestometro


contribuicao melhoria
portal meio ambiente

conselhos municipais

rede proteção contra violência


brasão município
Prefeitura Municipal de Três Passos/RS - CNPJ 87.613.188/0001-21
Av. Santos Dumont, 75 - CEP 98600-000 - Telefone:(55)3522-0400
Contato responsável pelo site:
e-mail: planejamento.trespassos@gmail.com | telefone: (55)3522-0400
Contato responsável pelas notícias:
Elenara de Oliveira, Jornalista Reg. nº17796 - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Três Passos
e-mail: assimprensa3p@gmail.com
Contato responsável pela criação e manutenção do site: Lucas Neckel
e-mail: lucas.neckel@gmail.com | (55)3522-0400