horário de funcionamento
Publicado em 14 de junho de 2019.

Prefeitura de Três Passos adere ao Programa Federal de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort)

- Parceria firmada com o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União permite ao município utilizar o e-Ouv – Sistema Informatizado de Ouvidorias-

A partir desta segunda-feira, 17, a Prefeitura Municipal de Três Passos colocou em funcionamento um novo canal para recebimento de demandas e manifestações do cidadão. É o e-Ouv - Sistema Informatizado de Ouvidorias dos Entes Federados, disponibilizado após a adesão do município ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias – PROFORT, que é desenvolvido pelo Ministério da Transparência e a Controladoria Geral da União.

A entrada em funcionamento da plataforma ocorre justamente no dia em que começa a valer em todo o território nacional o Código de Defesa do Usuário do Serviço Público. Ele está previsto na Lei Federal nº 13.460, que já está em vigor nos âmbitos federal e estadual e em municípios maiores e a partir desta data entra em vigor em municípios com menos de 100 mil habitantes.

A inclusão de Três Passos nesta rede vem sendo gestionada desde dezembro de 2017, quando ocorreu o encaminhamento da documentação ao Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da Controladoria Regional da União no Rio Grande do Sul. O processo foi finalizado em maio deste ano.

O acesso ao e-Ouv é feito através do link da Ouvidoria Municipal junto ao portal oficial do Município – www.trespassos-rs.com.br. Outro caminho é o ingresso por meio do site www.ouvidorias.gov.br, porém, neste caso, é necessário clicar no link do e-Ouv e posteriormente buscar o município de Três Passos.

Com o e-Ouv o cidadão passa a contar com um canal integrado para encaminhamento de manifestações (denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios). O principal benefício oferecido pela nova plataforma é que o cidadão poderá acompanhar o andamento de sua demanda. Conforme prevê a Lei, a Ouvidoria tem 30 dias para formalizar uma resposta a manifestação apresentada.

O recebimento e o tratamento das ocorrências seguirão sendo realizados pela Ouvidoria Municipal. Os demais canais de participação permanecerão a disposição, ou seja, os usuários dos serviços públicos municipais poderão continuar apresentando suas inquietudes pelo fone/whatsapp (55) 999444790; através do e-mail ouvidoria@trespassos-rs.com.br ou presencialmente na sede da Ouvidoria, na Central do Cidadão (Rua Salgado Filho, 125). Nestes casos, caberá a Ouvidoria local, lançar as manifestações no e-Ouv.

O sistema oportuniza que o cidadão escolha se quer ou não se identificar. Caso seja anônimo, aparecerá uma mensagem de alerta indicando que o demandante não terá como acompanhar a manifestação que se tornará desta forma uma comunicação. Se for identificado a autor, um número de protocolo será gerado automaticamente e será enviado ao e-mail cadastrado, o que permitirá a consulta do andamento do registro. O autor da manifestação ainda poderá optar em se identificar com ou sem restrição.

A inclusão de Três Passos nesta Rede de Ouvidorias Públicas gerou economia ao município, haja vista que o sistema é totalmente gratuito, evitando desta forma investimentos na aquisição de programas virtuais desenvolvidos por empresas. Outro ponto positivo é que a Ouvidoria de Três Passos está habilitada a participar de ações de capacitação para agentes públicos e simplificação de serviços.

A Rede Nacional de Ouvidorias é um fórum de integração das unidades de ouvidoria, em busca da consolidação de uma agenda nacional de ouvidoria pública e participação social, e para a garantia dos direitos dos usuários de serviços públicos. No Rio Grande do Sul apenas um quarto dos municípios já aderiu ao sistema, e Três Passos agora também faz parte deste grupo.


nota fiscal gaúcha
saude não tem preço
farmacia popular
servidores1
manual acesso servidores acesso servidores
telefones

acesso informação

ouvidoria
fiscalizacao

avalia
leis municipais
parcerias voluntrias

oramento impositivo


gestometro


contribuicao melhoria
portal meio ambiente

conselhos municipais

rede proteção contra violência


brasão município
Prefeitura Municipal de Três Passos/RS - CNPJ 87.613.188/0001-21
Av. Santos Dumont, 75 - CEP 98600-000 - Telefone:(55)3522-0400
Contato responsável pelo site:
e-mail: planejamento.trespassos@gmail.com | telefone: (55)3522-0400
Contato responsável pelas notícias:
Elenara de Oliveira, Jornalista Reg. nº17796 - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Três Passos
e-mail: assimprensa3p@gmail.com
Contato responsável pela criação e manutenção do site: Lucas Neckel
e-mail: lucas.neckel@gmail.com | (55)3522-0400