horário de funcionamento
Publicado em 20 de agosto de 2019.

Prefeitos buscam alternativas para funcionamento do SAMU

Reunidos no Gabinete da Prefeitura Municipal de Três Passos, na manhã desta terça-feira, dia 20 de agosto, prefeitos trataram da situação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Estiveram reunidos com o prefeito José Carlos Amaral e o vice-prefeito Jorge Leandro Dickel, os prefeitos de Humaitá, Fernando Wegmann; de Tiradentes do Sul, Alceu Dill; e de Esperança do Sul, Moisés Ledur; além do secretário Municipal de Saúde de Bom Progresso, Jarbas Heinle, representando o prefeito Armindo Heinle; e do secretário Municipal da Fazenda de Tiradentes, Luis Carlos Sandri.

Os gestores municipais dialogaram sobre a importância da manutenção do SAMU para a região, além de abordarem a questão das dívidas que o Governo do Estado possui com as Prefeituras na área da saúde.

De forma conjunta, os prefeitos e os representantes dos municípios, chegaram ao entendimento de que o serviço oferecido pelo SAMU deve ser mantido. Neste sentido, o prefeito de Três Passos propôs buscar novas alternativas de operacionalização junto aos órgãos competentes, e equipe técnica.

Segundo os prefeitos, é necessário formatar um serviço coerente, que esteja dentro da realidade de cada município, no entanto, que cumpra a função de beneficiar a coletividade.

Eles enfatizaram que a dificuldade momentânea enfrentada pela paralisação do SAMU, antes contratado junto ao Hospital de Caridade, servirá para rediscutir o formato de gestão do serviço, oportunizando a qualificação do mesmo, buscando melhorar o atendimento a ser prestado à comunidade regional.

*Repactuação dos municípios

O próximo passo a ser dado, é o encaminhamento da proposta de repactuação de funcionamento do SAMU na próxima reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) e, posteriormente, à Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS).

A proposta de repactuar o serviços será enviada pelo município de Três Passos, que detém o convênio, e pelos municípios participantes, que são Bom Progresso, Esperança do Sul, Humaitá, Sede Nova e Tiradentes do Sul.

O prefeito José Carlos salienta que o serviço não mais será contratado junto ao Hospital de Caridade, tendo a possibilidade, inclusive, de ser desenvolvido diretamente pela Prefeitura. “Buscaremos a continuidade do serviço, porém com uma nova ótica de gestão a ser efetuada de forma direta e compartilhada entre os municípios a serem atendidos pelo SAMU”, ponderou o gestor municipal.

A expectativa dos prefeitos é que no máximo em 15 dias, uma alternativa de funcionamento seja apresentada à comunidade regional abrangida pelo serviço, e que em um prazo de 60 dias possa se retomar o atendimento. Enquanto isso, a população continua sendo atendida pelo Corpo de Bombeiros.


nota fiscal gaúcha
saude não tem preço
farmacia popular
servidores1
manual acesso servidores acesso servidores
telefones

acesso informação

ouvidoria
fiscalizacao

avalia
leis municipais
parcerias voluntrias

oramento impositivo


gestometro


contribuicao melhoria
portal meio ambiente

conselhos municipais

rede proteção contra violência


brasão município
Prefeitura Municipal de Três Passos/RS - CNPJ 87.613.188/0001-21
Av. Santos Dumont, 75 - CEP 98600-000 - Telefone:(55)3522-0400
Contato responsável pelo site:
e-mail: planejamento.trespassos@gmail.com | telefone: (55)3522-0400
Contato responsável pelas notícias:
Elenara de Oliveira, Jornalista Reg. nº17796 - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Três Passos
e-mail: assimprensa3p@gmail.com
Contato responsável pela criação e manutenção do site: Lucas Neckel
e-mail: lucas.neckel@gmail.com | (55)3522-0400