horário de funcionamento
Publicado em 09 de outubro de 2019.

Três Passos realiza ações de prevenção e combate à dengue

Não param as ações fomentadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos através dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, na intenção de prevenir e combater a dengue no município.

A situação do Município de Três Passos, conforme o último Levantamento de Índice Rápido (LIRA), está classificada em baixo risco para dengue, porém é necessário que a população continue colaborando por meio de ações de prevenção.

Entre as estratégias desenvolvidas, estão as ações promovidas junto ao Programa Saúde na Escola (PSE) que trabalhou no mês de setembro o assunto dengue, realizando atividades nas escolas municipais e estaduais. As agentes de Endemias apresentaram peças de teatro e desenvolveram dinâmicas pedagógicas que buscaram orientar sobre o assunto.

Ainda, os agentes de saúde seguem realizando durante todas às quartas-feiras trabalho com enfoque exclusivo da dengue, como inspeções nos pátios, nas residências, terrenos baldios e outros pontos estratégicos.

Segundo a coordenadora do Programa de Agentes de Saúde e de Endemias do Município, enfermeira Rosicler Seghetto, ainda continuam acontecendo casos suspeitos. “É importante que todos os casos suspeitos procurem as unidade de saúde para que a equipe possa notificar e atualizar os dados epidemiológicos, bem como, prestar orientações no manejo correto dos sintomas”, considerou a coordenadora, orientando que a hidratação é um dos manejos mais importantes no aparecimento de sintomas suspeitos de dengue.

Em reunião realizada nesta terça-feira, dia 08 de outubro, o Comitê de Combate à Dengue, informou os últimos dados divulgados pelo Laboratório Central do Estado (LACEN) e Vigilância Epidemiológica do Município, os quais apontam 141 casos notificados, 74 confirmados, 31 não reagentes e 36 que não coletaram.

Durante a reunião, entre os assuntos abordados, estiveram as placas de sinalização, pois são locais que poderão se tornar um criadouro. Neste sentido, o Município de Três Passos já adota medidas, fechando todos os postes e suportes, que sustentam as placas de sinalização com manta asfáltica, objetivando evitar o acúmulo de água no local. Para tanto, pede o auxílio da população para que comunique à Secretaria de Saúde, caso visualizem que alguma esteja aberta.

Como o Município é um dos únicos que possui dois servidores capacitados para a aplicação de produto para bloqueio dos casos confirmados, por precaução, e antes que o calor se intensifique, a Secretaria de Saúde de Três Passos iniciou nesta quarta-feira, dia 09, a colocação de fumacê nas bocas de lobos. A ação será realizada em todos os bairros da cidade.

Para finalizar, a Secretaria Municipal de Três Passos pede à população de modo geral que continue observando e tratando as piscinas, verificando as calhas e evitando pratos nas flores, ainda, as caixas de água devem estar com as entradas e saídas fechadas com sombrite, os potes de água dos animais de estimação devem ser lavados semanalmente, entre outros cuidados essenciais, como o uso de repelentes, para a prevenção e combate do mosquito da dengue.

 

 

 


nota fiscal gaúcha
saude não tem preço
farmacia popular
servidores1
manual acesso servidores acesso servidores
telefones

acesso informação

ouvidoria
fiscalizacao

avalia
leis municipais
parcerias voluntrias

oramento impositivo


gestometro


contribuicao melhoria
portal meio ambiente

conselhos municipais

rede proteção contra violência


brasão município
Prefeitura Municipal de Três Passos/RS - CNPJ 87.613.188/0001-21
Av. Santos Dumont, 75 - CEP 98600-000 - Telefone:(55)3522-0400
Contato responsável pelo site:
e-mail: planejamento.trespassos@gmail.com | telefone: (55)3522-0400
Contato responsável pelas notícias:
Elenara de Oliveira, Jornalista Reg. nº17796 - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Três Passos
e-mail: assimprensa3p@gmail.com
Contato responsável pela criação e manutenção do site: Lucas Neckel
e-mail: lucas.neckel@gmail.com | (55)3522-0400