Horário de atendimento
Manhã: 8hs às 11h30min - Tarde: 13h30min às 17h30min
Publicado em 22 de janeiro de 2020.

Ouvidoria Municipal registra 125 demanda sobre a Coleta Seletiva em dois anos

Canal possibilita melhorar a prestação do serviço de recolhimento de lixo, a partir das demandas recebidas

Em 2018, a Administração Municipal de Três Passos deu início à Campanha “Coleta Seletiva: Nós praticamos!”, uma iniciativa com o objetivo de habituar a população ao cronograma de recolhimento dos resíduos e de conscientizar para a importância da separação.

            Alinhado à responsabilidade socioambiental, a Campanha envolveu diversos segmentos da esfera pública municipal, que tiveram papel importante na missão de conscientizar os trespassenses que a adoção da coleta seletiva proporciona inúmeros benefícios, que, por consequência, leva à melhoria da qualidade de vida.

            A Ouvidoria Municipal foi um destes órgãos importantes no processo, sendo o canal oficial para receber as reclamações e sugestões da população quanto à qualidade do serviço prestado pela empresa Medina Transportes LTDA.

            Passados dois anos, a Ouvidoria fez um balanço das demandas recebidas e formalizadas em 2018 e 2019. Ao todo, foram registradas 567 demandas, destas, 125 relativas ao recolhimento de lixo no perímetro urbano, que é oferecido todos os dias, exceto no domingo.

Conforme destaca o ouvidor, Paulo Farias, na soma dos dois anos, a maioria das demandas, é classificada como reclamações. Também aparecem, em menor percentual, solicitações e sugestões.

*Principais demandas apresentadas

Quanto as demandas apontadas, tanto em 2018, como em 2019, a principal refere-se a não realização do serviço de coleta. “Na maioria dos casos, a questão é pontual e atinge determinada rua, ou endereço específico. Também ocorreram reclamações quanto a falta do serviço em alguns feriados”, explica o ouvidor.

Entre as sugestões apareceram principalmente a necessidade de adequação da logística, sendo uma contrariedade do cidadão, o procedimento adotado pela empresa de amontoar o lixo para posterior coleta, além, da falta de padrão nos horários de recolhimento.

*Origem das demandas

De acordo com o Relatório da Ouvidoria Municipal, praticamente um quarto das demandas recebidas na questão da coleta de resíduos teve como origem o Centro da cidade. O balanço com os dados acumulados durante os dois anos, aponta que na sequência aparece o Bairro Sulserra, sendo que os demais bairros apresentam percentuais muito semelhantes.

Na avaliação do ouvidor, o sistema implantado pela Ouvidoria fez com que 100% das demandas recebidas chegassem ao conhecimento da empresa e dos fiscais de contrato, para que fossem adotadas as medidas necessárias para corrigir as eventuais falhas apontadas pelo cidadão.

“É afirmar que o número de reclamações recebidas ao longo de dois anos é baixo diante da complexidade do serviço. Dos 125 registros, 106 podem ser classificados como insatisfações quanto a qualidade do trabalho”, finalizou.

A Administração Municipal de Três Passos considera que a Ouvidoria Municipal é seguramente o meio mais utilizado para esta finalidade.



alvará funcionamento

alvará sanitário procon
nota fiscal gaúcha saude não tem preço farmacia popular
servidores1

manual acesso servidores acesso servidores
telefones

acesso informação

ouvidoria
prococolo_enfermagem

contribuicao melhoria

fiscalizacao

avalia
leis municipais
parcerias volunt�rias

or�amento impositivo


gestometro


portal meio ambiente

conselhos municipais

rede proteção contra violência

Serviço Inspeção Municipal

brasão município
Prefeitura Municipal de Três Passos/RS - CNPJ 87.613.188/0001-21
Av. Santos Dumont, 75 - CEP 98600-000 - Telefone:(55)3522-0400
Contato responsável pelo site:
e-mail: planejamento.trespassos@gmail.com | telefone: (55)3522-0400
Contato responsável pelas notícias:
Elenara de Oliveira, Jornalista Reg. nº17796 - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Três Passos
e-mail: assimprensa3p@gmail.com
Contato responsável pela criação e manutenção do site: Lucas Neckel
e-mail: lucas.neckel@trespassos-rs.com.br | (55)3522-0400