Horário de atendimento
Manhã: 8hs às 11h30min - Tarde: 13h30min às 17h30min
Publicado em 08 de julho de 2020.

NOTA TÉCNICA SOBRE OS SERVIÇOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRÊS PASSOS

Torna-se oportuno apresentar Nota de Esclarecimento à população trespassense sobre os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Passos, conforme segue:

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, neste período de pandemia, além de possuir amparo legal é realizado com muita seriedade, comprometimento, ética e bom senso. Todos os procedimentos são registrados e arquivados, e a concessão ou não dos benefícios passa por avaliação técnica. A equipe como um todo está se dedicando ao máximo para auxiliar a população, de forma legal, a passar por esse período extremamente delicado pelo qual todos estamos passando.

A Assistência Social é uma Política Pública prevista na Constituição Federal de 1988, no seu Artigo 203, como um direito do cidadão e dever do Estado. Faz parte do tripé da Seguridade Social, juntamente com a Saúde e a Previdência Social.

            Um conceito erroneamente associado a Política de Assistência Social é o assistencialismo, que se refere à forma de oferta de um serviço por meio de uma doação, favor, boa vontade ou interesse de alguém e não como um direito. Faz-se importante diferenciar os serviços para compreender que a Política de Assistência Social é regida por legislação própria, pelo Plano Nacional de Assistência Social (2004), pelas Normas Operacionais Básicas e pelo Sistema Único de Assistência Social - SUAS, tendo princípios, diretrizes e objetivos estabelecidos.

Desta forma, todos os serviços, programas e projetos da Secretaria de Assistência Social são regidos por Lei. Neste sentido, há critérios objetivos para concessão de benefícios devidamente amparados por legislação específica, tal como a Lei de Benefícios Eventuais, Lei nº 5.281/2017, que rege toda a execução da Política de Assistência Social no Município, ocorre, que estamos passando por situação atípica, vivendo e trabalhando sob decretos de calamidade pública Municipal e Estadual, além de orientações de órgãos de pesquisa e de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), em virtude da pandemia causada pela Covid-19.

Em função deste momento, em que estamos tendo que nos construir e reconstruir, a Assistência desenvolveu um Plano de Contingência e Ação com intuito de reduzir o impacto negativo do avanço da COVID-19 na população de baixa renda, urbana e rural, do Município de Três Passos-RS. Tanto a Lei de Benefícios Eventuais, quanto o Plano de Contingência constam no site do Município (www.trespassos-rs.com.br), sendo de livre acesso à população interessada em entender os processos de trabalho da Secretaria de Assistência Social.

Para tanto, solicitamos ao cidadão que, por ventura não entender algum processo e/ou procedimento, convidamos a vir ou entrar em contato pelo meio que preferir, até a Assistência Social, CRAS ou CREAS, para tirar suas dúvidas, dar suas sugestões, fazer suas denúncias e reclamações, para assim, nos ajudar a melhorar cada dia mais o alcance dos nossos serviços, programas e projetos aos cidadãos.

Entendemos que o momento seja de construção conjunta, imbuído de união e empatia, portanto, críticas construtivas serão aceitas, porém não seremos coniventes à ataques caluniosos e levianos, que tentem descontruir um trabalho realizado em equipe e amparado legalmente.

O momento pede muita serenidade, altruísmo e compreensão, pois as consequências da Covid-19 ainda são desconhecidas, mas, já podemos constatar que afetam a população como um todo e não apenas pequenas parcelas. Precisamos mais do que nunca unir forças, dialogar e discutir de que forma podemos melhorar, sem acentuar sentimentos negativos, intolerâncias e inverdades que levam a desinformação e em nada contribuem para melhorar a vida do próximo.


nota fiscal gaúcha
saude não tem preço
farmacia popular
servidores1
manual acesso servidores acesso servidores
telefones

acesso informação

ouvidoria
contribuicao melhoria

fiscalizacao

avalia
leis municipais
parcerias voluntrias

oramento impositivo


gestometro


portal meio ambiente

conselhos municipais

rede proteção contra violência


brasão município
Prefeitura Municipal de Três Passos/RS - CNPJ 87.613.188/0001-21
Av. Santos Dumont, 75 - CEP 98600-000 - Telefone:(55)3522-0400
Contato responsável pelo site:
e-mail: planejamento.trespassos@gmail.com | telefone: (55)3522-0400
Contato responsável pelas notícias:
Elenara de Oliveira, Jornalista Reg. nº17796 - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Três Passos
e-mail: assimprensa3p@gmail.com
Contato responsável pela criação e manutenção do site: Lucas Neckel
e-mail: lucas.neckel@trespassos-rs.com.br | (55)3522-0400