horário de funcionamento
Publicado em 27 de janeiro de 2016.

Campanha Imposto que Rende é desenvolvida pela Administração Municipal

A “Campanha Imposto Que Rende” é uma iniciativa da Administração Municipal de Três Passos realizada através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o COMDICA - Conselho Municipal dos Direitos da criança e do adolescente e o COMUI – Conselho Municipal do Idoso, para doação do Imposto de Renda Pessoa Física e Pessoa Jurídica para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e Fundo Municipal do Idoso.

As leis federais nº 12.213 (do Fundo do Idoso) e 8.069 (do Estatuto da Criança e adolescente) permitem aos contribuintes do Imposto de Renda deduzirem, com limites, as doações realizadas para os fundos do idoso e da criança e adolescente do imposto devido.

Os recursos doados para cada fundo são gerenciados pelos respectivos Conselhos de Políticas Públicas, e repassados para entidades que desenvolvem ações de apoio, amparo e atenção às crianças, adolescentes e idosos do nosso município.

As doações efetuadas nos limites de até 1% para pessoas jurídicas e 6% para pessoas físicas, constituem renúncias fiscais por parte da União, mas qualquer pessoa pode doar inclusive valores maiores, que serão revertidos para programas e projetos em prol da qualidade de vida das nossas crianças adolescentes e idosos.

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, primeira dama Fabiane Amaral, a Campanha Imposto Que Rende possibilita aos contribuintes que em vez de pagar todo o seu imposto de renda ao governo, possa doá-lo a entidades beneficentes e projetos culturais.

“As doações já efetivadas por cidadãos trespassenses já permitiram beneficiar entidades do município que puderam investir o valor doado em projetos, como é o caso da Apae, e também, da AABB Comunidade”, informa Fabiane.A Campanha Imposto Que Rende recebe o apoio do Conselho de Contabilidade do RS, que a destacada como sendo de suma importância para o desenvolvimento de projetos sociais.

O delegado do Conselho de Contabilidade do RS, o contador Ralf Foersh enfatiza que esta campanha “é uma ação simples que pode fazer toda a diferença no incentivo de políticas públicas voltadas para idosos, crianças e adolescentes”.

Para fazer a sua doação, basta realizar o depósito nas contas do Fundo Municipal do Idoso ou Fundos da Criança e do Adolescente (FUNDICA), e depois encaminhar uma cópia do comprovante para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Passos para que seja emitido o comprovante de doação, que deverá ser informado na declaração completa do Imposto de Renda.

*Em 2015, sete projetos foram financiados

No ano de 2015 pelo menos 7 projetos foram financiados pelo FUNDICA em prol de ações com crianças e adolescentes, os quais beneficiaram entidades como: APAE, PASTORAL DA CRIANÇA, CEDEDICA e AABB COMUNIDADE perfazendo um total de mais de R$ 72.443,91.

 A entidade para ter seu projeto contemplado deve estar devidamente cadastrada junto aos Conselhos além de ter aprovação do mesmo para sua execução. A arrecadação dos fundos em 2015 não foi tão expressiva como o esperado, totalizando apenas R$5.700,00 somados os valores doados aos dois fundos juntos.

*Apoio da população em prol das crianças, adolescentes e idosos

A Comissão de Divulgação do Fundo acredita que gradativamente a comunidade vai aderir, entendendo a importância da campanha, tendo em vista, os valores expressivos que pessoas físicas e pessoas jurídicas do município de Três Passos recolhem no IR. E estes valores podem ficar aqui no município, através da contribuição com a Campanha Imposto Que Rende, fomentando a economia local e servindo de apoio as crianças, adolescentes e idosos.

A comissão ainda pede apoio das pessoas para que ajudem na divulgação da campanha e se sensibilizem com essa causa, pois esse é um movimento sério, onde os recursos são gerenciados pelos Conselhos, onde todos os projetos financiados ficam ao alcance dos olhos da população como forma de prestação de contas.

 

 

 

 


nota fiscal gaúcha
saude não tem preço
farmacia popular
servidores1
manual acesso servidores acesso servidores
telefones

acesso informação

ouvidoria
fiscalizacao

avalia
leis municipais
parcerias voluntrias

oramento impositivo


gestometro


contribuicao melhoria
portal meio ambiente

conselhos municipais

rede proteção contra violência


brasão município
Prefeitura Municipal de Três Passos/RS - CNPJ 87.613.188/0001-21
Av. Santos Dumont, 75 - CEP 98600-000 - Telefone:(55)3522-0400
Contato responsável pelo site:
e-mail: planejamento.trespassos@gmail.com | telefone: (55)3522-0400
Contato responsável pelas notícias:
Elenara de Oliveira, Jornalista Reg. nº17796 - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Três Passos
e-mail: assimprensa3p@gmail.com
Contato responsável pela criação e manutenção do site: Lucas Neckel
e-mail: lucas.neckel@gmail.com | (55)3522-0400