Publicado em 04 de novembro de 2016.

Produção orgânica e agroecologia foram temas de tarde de campo

- Evento promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura aconteceu na propriedade do produtor orgânico Jurandir Seibert -

            Agricultores, entidades, especialistas no assunto e alunos estiveram reunidos no dia 31 de outubro, para debater a produção de alimentos orgânicos e agroecológicos durante a 1ª Tarde de Campo da Produção Orgânica e Agroecologia.

             Um evento inédito à nível regional, promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura de Três Passos na propriedade do produtor orgânico Jurandir Seibert, procurou demonstrar as práticas agroecológicas, transmitir conhecimentos e informações sobre o sistema, além de conscientizar da importância de promover a produção orgânica.

            Da programação, ocorreu a apresentação do grupo de trabalho em agroecologia da Emater/RS, assim como, as atividades e ações em desenvolvimento sustentável pela Unidade da UERGS de Três Passos.

            O engenheiro ambiental, Carlos Reis, falou sobre os princípios da agroecologia e da certificação orgânica. Ele explicou aos presentes, entre tantas outras coisas, sobre a biomineralização, da certificação das propriedades, dos biofertilizantes e da mineralização.

            Há 4 anos, Jurandir Seibert, 65 anos, deu início à produção orgânica. Para o produtor, buscar conhecimentos com quem já produz é fundamental para produzir orgânicos. Ele afirma que: “a produção orgânica é vida e saúde”.

            Para finalizar o evento, os presentes puderam comprovar a bem-sucedida experiência visitando às áreas de produção da propriedade orgânica, que é uma das 12 que estão em processo de certificação ligadas ao Grupo Missões.

            Na avaliação do secretário Municipal da Agricultura, engenheiro agrônomo Evandro Augusto Colombo, o evento pretendeu dar ênfase a um assunto tão importante à saúde pública, com a proposta de demonstrar as práticas agroecológicas, levando informações sobre o sistema e promover a produção orgânica. “Nós da Administração Pública temos o papel primordial de promover o debate e trazer informações, além de despertar os agricultores e população em geral para a importância de produzir orgânicos”, salientou.

            A 1ª Tarde de Campo contou com o apoio do Conselho Agropecuário, UERGS, Emater e Associação de Desenvolvimento Bela Vista, além da participação de autoridades, profissionais da área agrícola, professores, estudantes e agricultores.


Prefeitura Municipal de Três Passos/RS - CNPJ 87.613.188/0001-21
Av. Santos Dumont, 75 - CEP 98600-000 - Telefone:(55)3522-0400 - Fax:(55)3522-3295
Contato responsável pelo sítio:
e-mail: planejamento.trespassos@gmail.com | telefone: (55)3522-0400