horário de funcionamento

Assistência Social - SMAAS

Responsável: Fabiane de Souza Amaral

Cargo: Secretária Municipal de Assistência Social

Assistência Social é um dos três componentes do sistema de Seguridade Social no Brasil. Sua descrição e diretrizes básicas estão contidas na Constituição brasileira nos artigos 203 e 204, sendo que sua regulamentação está sistematizada pela Lei nº 8.742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS).

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), criado através da Lei Nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, é um direito do cidadão e dever do Estado. Sua função é manter uma política social destinada ao atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, mais precisamente em prol da família, maternidade, infância, adolescência, velhice, o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, promoção da integração ao mercado de trabalho, bem como a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

Os atendimentos de Assistência Social são destinados aos indivíduos sem condições de prover o próprio sustento de forma permanente ou provisória, independentemente de contribuição à Seguridade Social.

Três Passos classificado como município de Pequeno Porte II, possui Gestão Básica, assumindo os serviços de proteção social básica, serviços de proteção social especial de média e alta complexidade. Para isso conta com uma estrutura física, material e de recursos humanos que, através do Setor da Gestão, do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e do Centro de Convivência Irmã Dulce, proporcionam a população Trespasense atendimento igualitário e humanizado.

Em nosso Município a Secretaria de Assistência Social divide as demandas de atendimentos da seguinte forma:

- GESTÃO: Realiza a coordenação de toda a secretaria através do controle dos recursos financeiros, gestão de pessoal, planejamentos além de realizar atendimento de benefícios eventuais.

- CRAS: realiza atendimento da Atenção Básica, destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos e a fragilização de vínculos afetivos. No CRAS são desenvolvidos os serviços do PAIF (Proteção e Atendimento Integral a Família), Cadastro único, Bolsa Família e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

- CREAS: destina-se a pessoas que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e psíquicos, abuso sexual, abuso de substâncias psicoativas, medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, dentre outras. No CREAS são desenvolvidos os serviços do PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos) e MSE (Medidas Sócio Educativas).

- CCID - CENTRO DE CONVIVÊNCIA IRMÃ DULCE: é um espaço destinado para a realização de oficinas, cursos, palestras, reuniões e demais eventos para o atendimento dos usuários da S.M.A.S. e demais pessoas da comunidade. O centro é dotado de uma cozinha, uma sala de informática, uma sala de costura, um refeitório, uma sala para atividades físicas, duas salas de aula, uma brinquedoteca, uma sala administrativa e um auditório. No CCID são desenvolvidos atividades do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), Inclusão Produtiva, além das demais demandas de atendimentos em grupos.

São ligados ainda a Secretaria de Assistência Social o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, COMUI – Conselho Municipal do Idoso, CONSEA – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e o Conselho Municipal de Inclusão Produtiva.

À Secretaria Municipal de Assistência Social, de acordo com o Decreto nº104/2014, compete:

I - promover programas com metas que possibilitem a inclusão social dos indivíduos;

II - formalizar parcerias com órgãos públicos e privados que promovam a inclusão social;

III - promover ações públicas de atendimento e proteção à criança e ao adolescente;

IV - promover ações que possibilitem o acesso à moradia para a população de baixo poder aquisitivo;

V - promover o cadastramento e controle de regularidade dos loteamentos públicos definidos para as pessoas de baixa renda;

VI - criar e manter em parceria creches comunitárias;

VII - prestar assistência ao idoso;

VIII - prestar informações jurídicas e em assuntos de cidadania aos necessitados;

IX - manter estrutura técnica para o atendimento e assistência ao consumidor, através de parcerias com os órgãos de apoio e com profissionais habilitados;

X - planejar, coordenar e promover as atividades de serviço social do Município, promovendo o levantamento dos recursos da comunidade para utilizar na assistência aos necessitados;

XI - fiscalizar a correta aplicação e a respectiva prestação de contas de subvenções dadas pelo Município a entidades de assistência social;

XII - organizar cadastro das entidades de prestação de serviços sociais no Município;

XIII - auxiliar e realizar convênios para melhorias habitacionais e criação de novos núcleos populacionais;

XIV - realizar projetos que visem a recuperação e a melhoria das condições de vida dos grupos sociais mais necessitados;

XV – executar outras atividades correlatas.

Notícias | Assistência Social

Abril/2011
Não há notícia cadastrada para nesta data para a seção Assistência Social.
Navegação


nota fiscal gaúcha
saude não tem preço
farmacia popular
servidores1
manual acesso servidores acesso servidores
telefones

acesso informação

ouvidoria

avalia
leis municipais
portal meio ambiente

conselhos municipais

rede proteção contra violência


regulamento natal encanto 2017

concurso mascote

minha imagem
brasão município
Prefeitura Municipal de Três Passos/RS - CNPJ 87.613.188/0001-21
Av. Santos Dumont, 75 - CEP 98600-000 - Telefone:(55)3522-0400
Contato responsável pelo site:
e-mail: planejamento.trespassos@gmail.com | telefone: (55)3522-0400